fbpx
Cão de Trabalho
Cão de Trabalho

Real Bite – Cães de Proteção

Data
23 abr 2019
Categoria
Notícias
Comentários
Nenhum comentário

A modalidade de treinamento e seleção para cães funcionais!

Ricardo Adestrador – Proprietário Centro de Treinamento New Dog

Desenvolvida pela Equipe New Dog, a nova modalidade vem trazendo uma inovação no quesito treinamento e forma de seleção dos cães.

Para trazer todas as informações sobre a nova modalidade, nós do Cão de Trabalho, fizemos uma entrevista exclusiva com o adestrador Ricardo, um dos idealistas do projeto.

O que é Real Bite?

Real Bite – Cães de Proteção

É uma modalidade de treinamento e seleção, voltado para as pessoas apaixonadas por cães de trabalho colocarem à prova o cão que se tem em casa. São treinos para situações reais, em ambientes diversos, sem rotinas pré definidas, afim de preparar o cão e o condutor para as mais variadas situações de riscos encontradas no nosso dia a dia.
O Real Bite foi inspirado nas provas de treino e seleção feito pela Escola Ares no leste europeu e aplicadas agora no Brasil.

Como o Real Bite foi criado?

Aqui no Centro de Treinamento da New Dog, sempre tivemos frequentadores apaixonados por cães de trabalho. Foi aqui que eu (Ricardo), Edenilson (Grilo – Canil Buena Vista), Natã (Canil Caiana) e Rodrigo (Canil Sangue Bravo) vimos a necessidade no Brasil de treinamentos e seleção voltado para cães funcionais. Há provas, há titulações, mas nada levado ao realismo extremo e isso que o Real Bite vem suprir. Verdadeiros cães preparados para os riscos que nossa sociedade enfrenta diariamente.


Opinião: ” Todos os idealizadores do projeto, fazem parte dos #CriadoresCDT e tem bagagem em criação de cães funcionais.” Conhece os Criadores indicados por nós? Clique aqui.


O que diferencia o Real Bite dos demais treinamentos e seleção (IPO, KNPV, Schutzhund)?

Imagem Ilustrativa

O Real Bite, não é um esporte, é uma modalidade de treino, que a longo prazo, pode vir a ser um formato de seleção, caso criadores funcionais opte por cruzar somente os cães titulados nos processos de treino.
Então as diferenças já começam na essência do projeto, uma vez que o Real Bite sempre terá uma surpresa para o cão e ao condutor, pois a intenção é chegar o mais próximo do real!

Teremos sempre o cuidado para não causar danos aos cães, figurantes ou condutores, respeitando a integridade física de todos os envolvidos. Mas a nossa busca será constante em ter o cão mais preparado fisicamente e psicologicamente para qualquer situação.
Outra diferença está na parte da obediência. Uma vez que o Real Bite tem o foco somente na obediência básica, para um controle do cão.

Já tem parâmetros/regras para a titulação dos cães?

Estamos na fase final do processo de montagem das regras do Real Bite, assim que tiver pronto, soltaremos um vídeo explicativo para divulgação da modalidade e dos possíveis interessados.
Em primeira mão, o Real Bite será dividido por níveis, desde o Iniciante ao Avançado e é voltado a todo cão, seja raças puras ou sem raças definidas.
Na proteção será avaliado mordida, pressão sobre o cão, combate com focinheira, cão trabalhando sozinho e situação de alto estresse. Um grande detalhe e diferença aos demais esportes, aqui, no Real Bite, o cão não pode de maneira nenhuma ser focado no material e sim no figurante. Porém, em todo o tempo, estaremos avaliando a mordida do animal.
As provas terão cenários diferentes e apresentará surpresas em toda titulação, dessa forma o cão não será condicionado somente a tais exercícios como nos esportes, mas terá que se adaptar conforme o necessário.
As provas serão para proprietários, adestradores e policiais que queiram por seus cães à testes!

Como funcionará os Núcleos de Treinamento? Como podem ser criados?

Nesse início, o núcleo de treinamento será em Mogi das Cruzes-SP, aqui no Centro de Treinamento da New Dog. No futuro, esperamos espalhar por outros estados e ministrar curso para qualificar os integrantes de cada núcleo. A intenção é que cada local tenha um adestrador com experiência em atividades e figuração para que seja apto a fazer as avaliações e garantir qualidade, evitando erros e acidentes.

Quais são os planos para o futuro da modalidade?

A nossa intenção é fortalecer a cultura do cão de trabalho. As provas e os testes são os primeiros passos para filtrar os melhores cães do Brasil para situações reais. Em seguida, esperamos que os núcleos de treinamento se espalhem pelo Brasil, fortalecendo os cães funcionais e gerando cada vez mais, famílias mais protegias. E no futuro próximo, criaremos um site para que os criadores possam vender suas ninhadas, mostrando a árvore genealógica dos cães funcionais e em quais provas foram titulados.


O grande Jairo, do canal Bandog Brasil, também fez um vídeo muito bacana de divulgação do Real Bite, vale a pena conferir!

Siga-nos em nossas redes sociais!

Abraços #AmigosCDT .

Comentários

Jorge Silveira Canil Silverbulls - Em 24/04/2019 às 00:29:48
0 Resposta(s)

Muito bom, projeto bem interessante e que puxa para um lado pouco explorado, é bem verdade que parte dos animais que participam das provas de proteção, são animais acostumados a determinados treinos e situações, se forem analizar o indivíduo de formas inusitadas ao esporte, será bem legal de ver.

Responder

Josélio - Em 24/04/2019 às 16:15:20
0 Resposta(s)

Faltava no Brasil, que bom que apareceu pessoas com pensamentos diferenciados. Tenho interesse em fazer parte de um nucleo no vale do Mucuri. Parabéns aos envolvidos

Responder

Escrever um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

*