fbpx
Cão de Trabalho
Cão de Trabalho

Como criar um cão?

Data
28 fev 2017
Comentários
Nenhum comentário

Algumas pessoas tem entrado em contato via direct do Instagram nos fazendo uma pergunta…

COMO CRIAR UM CÃO?

como-criar-um-cao-cao-de-trabalho

Basicamente respondo com duas palavras: Tempo e Disposição.

[ Antes de prosseguir a leitura, dê uma olhada aqui ]

Vamos láa…

Você só deve aceitar a pegar o filhote depois dos 50 dias, desconfie de criadores que liberam antes. Nessa primeira fase tem as vacinas a serem tomadas, que vai até 120 dias de vida do cão (varia de veterinário pra veterinário, uns de 21 em 21 dias, outros de 30 em 30 dias, até a 4ª dose).

Até o terceiro mês, o cão deve ficar somente dentro da sua casa, para evitar de pegar qualquer doença, pois o sistema imunológico ainda está frágil, ficando pronto somente depois do fim das vacinas.

De 3 a 6 meses.

É a fase mais IMPORTANTE do seu cão! Você tem que ter um contato maior, disponibilizar tempo e ter disposição.

É a hora de Socializar!

Hora de conhecer outros animais (gado, cavalo, galinha, pato, gato, cachorro), socializar com humanos (crianças e idosos principalmente, adultos é consequência), com ambientes diferentes da casa (praças, fazenda, sítios, lagos, apartamentos).

Temos um post apenas sobre isso, veja aqui.

Dessensibilização Canina

Chegou o momento de apresentar os diversos barulhos e sons, os mais diferentes objetos, mostrar uma variedade de situações. Aprenda mais sobre dessensibilização aqui.

Imprinting feito!

Dedicando tempo, disposição e seguindo os passos acima, você terá criado um vínculo, feito o famoso imprinting em filhotes. Veja um pouco mais sobre esse assunto: Imprinting , por Rodrigo Ionta e Ricardo Adestrador.

De 6 a 9 meses.

Agora começa os desafios e nessa hora você deve mostrar sua liderança ao cão. Aconselho a contratar um adestrador para o Adestramento Básico: sentar, deitar, rolar, fica, junto, espera ; Com essas coisas, você já começa a mostrar pro cão sua dominância sobre ele.

É importante mostrar que você é o líder da matilha (nunca deitar no chão e deixar o cão ficar por cima, isso significa que você está se rendendo a ele, então sempre faça o contrário, coloque o cão de barriga pra cima, com as pernas pra cima e brinque sempre por cima do cão ; quando for sair de casa, você sai primeiro do portão e depois o cão ; quando for dar comida, primeiro você come, deixa o cão ver que você tá comendo, depois você alimenta ele. E caso o cão fique do lado, subindo na sua perna querendo comida, repreenda e não dê comida hora nenhuma, pra ele ver que é você quem decide a hora de alimentar ) com esses gestos simples, você mostra pro cão que você é o líder. Veja mais sobre como ser o líder do seu cão.

Como criar um cão de trabalho.jpg

De 9 aos 12 meses.

Nessa fase seu cão vai alternar entre testar sua liderança e em te respeitar, por isso é importante você continuar o adestramento, seja com um profissional ou você mesmo com algumas dicas de adestramento. Indicamos que nesse momento você comece um Adestramento Avançado, haja visto que o básico seu cão já exerce. São comandos alternados e de tempo maior para obediência do cão. Um fica a longa distância, por mais tempo, vai jogar uma bolinha pro cão pegar, quando ele sair pra pegar, você grita não, ou fica, isso faz você dominar ainda mais o cão.

Ele quer fazer algo e você não deixa.

Dos 12~14 meses em diante.

Essa fase em algumas raças, os cães estão chegando a uma fase de maturidade, outras raças ainda demoram um pouco mais, 16 até 18 meses pra chegar a um nível maior de maturidade.

Chegou a hora do adestramento para trabalho!

Qual função seu cão vai exercer?

O momento do adestramento pra guarda começa a partir de agora, contrate um adestrador, solicite um figurante e pau na máquina meus companheiros, é hora de morder e muito!

cao de guarda.jpg

Seguindo esses passos, tenho certeza que terá um ótimo cão.
Abraços #AmigosCDT , tmj!

Siga-nos em nossas redes sociais!

Comentários

Escrever um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

*